MENU

1 de mai. de 2010

O fruto do Espírito

Tema: O fruto do Espírito
Texto base: Gálatas 5: 22-23; II Pedro 1:4-7
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. (Gálatas 5.22-23)
Há alguns dias temos dedicado nossa atenção para a importância da ação do Espírito gerando comunhão na igreja. Repetindo: O Espírito é quem nos coloca em um relacionamento correto com Deus e as pessoas. Ele nos concede dons; e nos convida a andar em comunhão com Ele. Na semana anterior vimos que a comunhão na igreja é possível por causa da ação do Espírito Santo.
O resultado desta presença na vida do crente é também chamado de o Fruto do Espírito Santo (não se diz "frutos", mas, sim, "o fruto"). A carta aos Gálatas apresenta este fruto como um conjunto de nove virtudes (qualidades) que podem ser dividido em três partes:
A primeira demonstra nosso relacionamento com Deus. Amor, Alegria e Paz - Gálatas 5.22:
A segunda nossa ralação com os outros: Longanimidade, Benignidade e Bondade - Gálatas 5.22:
A terceira nosso com relacionamento com o nosso próprio eu, com o aquilo que somos em nosso interior: Fidelidade, Mansidão e Domínio Próprio - Gálatas 5.22-23;
Um mandamento semelhante se encontra na segunda carta de Pedro 1:4-7:
“Por isso mesmo empenhem-se para acrescentar vossa fé à virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e a fraternidade o amor”.

Para reflexão e aplicação:
1. O fruto do Espírito Santo é resultado de uma vida em plena comunhão com Cristo: É o caráter de Cristo em nós;
2. É manifesto na comunhão: com Deus, nas relações inter-pessoais e na relação com nosso próprio interior;
3. Não há lei que possa se impor sobre os que praticam essas virtudes;
4. Cristo nos tem dado tudo que necessitamos para viver harmoniosamente;
5. Enquanto ter os dons do Espírito não é sinônimo de espiritualidade, o fruto do espírito o é: O fruto é evidência de espiritualidade que se desenvolve na comunhão e se aperfeiçoa na paz; sem ruído, sem ansiedade, sem estresse.

"Interessante a afirmação de Paulo quanto a essas coisas não há lei." O que isso significa? simplesmente nao há limites para exercermos as boas virtudes de Cristo. Entao vamos produzir frutos avontade.

Um comentário:

Prª Silvana CASADA PARA SEMPRE disse...

Edificante. A Evane é especialista em estudo.