MENU

21 de set. de 2008

PESQUISA ELEITORAL E CIDADANIA

PESQUISA ELEITORAL E CIDADANIA

A cada dia escutamos uma nova. A cada dia uma tendência. Quem encomendou? Quem pagou por ela? A quem interessa? Ela tem a intenção de esclarecer a população ou é uma nova estratégia de manipulação que estão empurrando na gente?

Todos nós conhecemos um candidato a vereador. Temos um amigo da igreja, um vizinho que tem certeza que vai ser eleito. Dá a impressão que temos 100 cadeiras para esta vaga. A maioria deles foi convidada a compor chapa, a preencher legenda e somar votos, usados por partidos e candidatos que já conhecem os macetes políticos. Precisamos pensar bem, quando ouvimos uma pesquisa, quando empenhamos o nosso voto.

Aliás, voto não é para ser empenhado. Não é para ser prometido. Mesmo que você tenha sido levado a prometer, você já tinha um compromisso anterior, com o seu coração, com o Espírito de Deus que habita em você. Você deve consultá-lo antes da urna. Frente a urna. Frente a sua cidadania. Este compromisso é que vale.

Me preocupa a questão cidadania entre os evangélicos. Confundimos o Reino de Deus e a Igreja de Jesus com o reino deste mundo e este presente século. O que vemos em Brasília, Belo Horizonte e em muitas cidades brasileiras é uma igreja empenhada até o pescoço com qualquer partido que esteja no poder. E depois com o outro se este perder. Me parece com Fariseus e Herodianos, templo e palácio, juntos contra Jesus na sua última semana em Jerusalém. Estamos na última semana da igreja na terra. Ainda querem matar Jesus. A única coisa que juntou religiosos e palacianos na história bíblica foi esta intenção. Insisto que a igreja está comprometida até o pescoço, mas o Cabeça, Jesus, nunca se empenhou com os poderosos deste mundo. Estamos confundindo cidadania com poder.

Não embarque nos resultados das pesquisas. Não embarque em manipulações vindas de um ou de outro lugar. Não seja um fariseu envolvido com os herodianos, pois sejam eles quem forem, vão tentar fazer calar a voz da igreja. “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens”. Na hora de votar, pense nisto.

Cuidado com promessas. Muitas delas estão além das atribuições de vereador e prefeito. Não vote em causa própria. Vote como um cidadão e para o bem da comunidade. Não da sua igreja propriamente dito. A comunidade é maior do que ela e as autoridades existem para cuidar da cidade, não da igreja. A igreja não precisa de esmola do palácio. A igreja não pode viver esmolando na porta do palácio. Quem cuida dela é o Senhor, através de você e seu dízimo. O único homem na Bíblia que viveu na porta do palácio nunca se dobrou a ninguém que de lá saia ou para lá entrava.

Lembra de Mardoqueu? Um cidadão por excelência. Uma intenção de cuidar da sua comunidade. Um comprometimento com a justiça. Uma voz profética. Fora do palácio. A exceção bíblica de uma voz de dentro do palácio deve ser tratada como exceção. A não ser que Jesus tenha repetido a exceção. Para termos uma idéia, Jesus nem dormia em Jerusalém, é o que o texto sugere. Seu lugar de pousar era em Betânia. Se fosse em Jerusalém, certamente não seria no palácio. Jesus não nos isentou de estarmos no mundo. Fora do palácio, mas sabendo tudo o que acontece lá. Fora do poder, mas cobrando dos que lá nos representam. Escolhendo gente de bem e acompanhando aquele que você elegeu com oração e cobrança. Gente de bem, não necessariamente gente de igreja. Uma coisa não garante a outra. Conheço bons crentes que seriam péssimos vereadores. Todos vereadores precisam aceitar Jesus, mas nem todos que aceitaram a Jesus podem ser vereadores. Vão para o céu, não para a câmara. O mesmo se dá com a função de Prefeito. Escolha homem/mulher de bem.

Ore sobre isto. Cuidado com as pesquisas. Cuidado com promessas. Não misture-se com os herodianos pois nisto você se constitui um fariseu; não se dobre aos que estão dentro do palácio, ao contrário lute, se empenhe para que legislem e governem para a glória de Deus e o bem das pessoas. Nossa ação profética não é só na urna mas durante todo o mandato de quem se eleger. O Reino de Deus está dentro de você e sobre você. Que ele se manifeste em todo o tempo!

Pr. Cleydemir

Nenhum comentário: