MENU

26 de jan. de 2009

hipocrisia espiritual.


A hipocrisia é uma tendência atual, mas que tem sua origem bem no inicio da historia humana. Ela nasce da necessidade que o ser humano tem de ser perfeito. Já que ser virtuoso exige mais que normalmente podemos ou queremos oferecer sem ter quer perder ou abandonar algumas coisas então surge o risco de viver em extremos.
No contexto de Jesus temos dois extremos. De um lado os essênios. Eram tão espirituais que não se misturavam com restante da sociedade, viviam isolados em comunhão apenas com os que partilhavam a mesma fé viviam em um nível tão elevado de espiritualidade que A Glória veio e se foi e eles não viram. A isto damos o nome de espiritualidade desmedida. De outro lado os fariseus e doutores da lei. Estes viviam uma hipocrisia velada Fizeram tantos acréscimos as leis rituais feitos. (chamados pelos profetas e por Jesus de preceitos humanos desprovidos de amor e misericórdia). Que se tornaram réus do infernos tanto eles como seus prosélitos por não poderem cumprir tudo Assim desenvolveram uma espiritualidade baseada na hipocrisia no fingimento. Jesus os chama de hipócritas. Os hipócritas eram atores que representavam papéis usando máscaras. Viver representando e viver uma farsa. Os riscos são vários. Pois as máscaras podem esconder não apenas a face de quem as usa mas também são meios de ocultar a podridão do pecado da falta de caráter e todo tipo de impureza da alma.
Enquanto os essênios viviam isolados em seu mundo espiritual os fariseus viviam a representar nas praças e qualquer lugar onde pudessem ser notados.
Mas a proposta do evangelho é bem outra. Jesus censura tanto aos que se ausentam da realidade por serem omissos. Como os que maquiam a realidade por falta de caráter. Sua proposta é que a igreja seja uma luz que brilha no lugar certo. Que o amor e a fé sejam sinceros. Que a expressão de culto seja fruto de um coração que se deixa moldar pelo Espírito.
Viver em hipocrisia é camuflar a verdade. Crescer em santidade é viver com o rosto descoberto de glória em glória refletindo a imagem de Cristo. O único a quem temos que imitar.

Nenhum comentário: