MENU

29 de jun. de 2008

O fruto do Espirito II

Tema: Me pareço com Cristo no dia-a-dia?
Texto base: Mt 5:13

Introdução
Discipulado é o tema do próximo trimestre. Não estamos propondo apenas uma reflexão, mas um convite à mudança de atitudes que nos leva a maturidade espiritual. Há estar cada dia mais parecidos com Cristo.

Definição do termo:
Discípulo - é aquele que segue as idéias, atitudes, e que pratica os ensinamentos de um mestre (professor). Jesus foi reconhecido como O Mestre “Vós chamais-me Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque o sou” (Jo.13,13). Nem todos os que seguiam a Jesus se tornaram seus discípulos, pois ser discípulo de Jesus exigia mais que acompanhá-lo em suas viagens e presenciar os sinais miraculosos. Significava estar disposto a aprender pela imitação da vida de Cristo.

Uma comparação
Jesus usava diversos elementos do uso diário para mostrar como que deveria ser o estilo de vida de seus discípulos. No texto em que lemos O Mestre compara seus discípulos com o sal. Vejamos:
O sal sempre foi um produto importante: além de dar sabor à comida, era um poderoso conservante e também usado na medicina (cicatrizando feridas).

Para reflexão e discussão:
1. Quem são as pessoas que Jesus chama para serem o "Sal da Terra"? (ouvir respostas).
O verdadeiro cristão também precisa ser aquele que abençoa as pessoas por onde passa, conserva os bons sentimentos e cura a ferida do seu próximo.
Quando o mundo e a vida estão sem graça (sem sabor), nós somos chamados a fazer a diferença.

2. O que Jesus diz que deve acontecer com o sal que perdeu a qualidade? (ouvir respostas).
O sal insípido é aquele sal sem gosto, inútil, imprestável...
Jesus diz que os homens "pisarão" o sal que perdeu sua qualidade, ou seja, que o crente inútil acaba sendo reprovado por Deus, mas também, "humilhado" e "envergonhado" pelos homens.

De que modo você se apresenta no seu dia-a-dia? Você se parece com Cristo? Tem levado sabor, cura, para a vida dos outros?

Nenhum comentário: